Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Se não for de coração, não obrigada



Em um mundo cada vez mais egoísta, onde as pessoas agem na expectativa de reciprocidade, estamos acostumados a ouvir: O que o outro pode me proporcionar? Como posso me favorecer? Como tirar proveito dessa situação? É como se uma ação precisasse ter uma reação. Não!!! Cada ação deve partir do seu coração, ser um ato generoso, acompanhado de paz e felicidade, por proporcionar uma alegria ao outro, o mais singelo dos gestos, pode ter uma proporção gigantesca quando é feito com amor.  Mas infelizmente, ainda temos que nos deparar com pessoas que apreciam o sabor de uma relação interessada, a espera de expectativas.

Estamos nos tempos em que os adornos valem mais do que o essencial. Tristes tempos. Mas as amizades interesseiras têm prazo de validade, assim como as relações inconsistentes. É comum, em um círculo de amigos, cada qual falar de si mesmo como um hobby. Uma geração narcisista. O pronome mais utilizado é o da primeira pessoa "eu". Tristes tempos, repito.

Tempos de escassez de atitudes de misericórdia, onde descartar uma pessoa é mais fácil do que se desfazer de um objeto de estimação. É mais fácil esquecer, desprezar, fingir que os sentimentos do outro não existem. Falta respeito. Falta coração. Falta estima pelo ser humano. Vivemos em uma sociedade em que o consumo coisifica a pessoa. Quanto mais se tem, mais se deseja e, quando não se tem, o desejo também faz questão de ficar.

Falta um sonho de vida e sobram angústias pelas ausências desse sonho. Falta coragem. Ei, existe uma palavra chamada amor, e se ele for sincero e puro, faz bem para a alma de qualquer pessoa. Não podemos permitir que os erros vençam os acertos, que a superficialidade ocupe mais espaço que a densidade do mundo intrapessoal e inter-relacional. É preciso resgatar os valores que nos conduzem à felicidade. E de maneira simples e profunda.
  
O mal não pode vencer o bem. Se as atrocidades nos incomodam, se a banalização da violência nos assusta, é preciso ir além. Além do que os nossos olhos podem ver, além do que nossos sentidos podem captar, é preciso ir além e chegar ao fundo do nosso coração onde só quem houve a linguagem da alma, dos sentimentos, da simplicidade é capaz de alcançar.

(Renata Bottura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário